Com uma ideia baseada na "flexibilidade e abertura", Sou Fujimoto Architects, Manal Rachdi OXO Architects e Nicolas Laisné Associates foram selecionados como vencedores de um concurso para projetar o novo centro de aprendizagem da École Polytechnique na Université Paris-Saclay. A proposta vencedora, escolhida entre quatro finalistas, reunirá seis instituições no mesmo edifício: a École Polytechnique, o Institut Mines-Telecom, a AgroParisTech, o ENSTA ParisTech, o ENSAE ParisTech e o Institut d'Optique (IOGS).
"Abrindo-se para o parque linear em frente, o Centro de Aprendizagem é invadido pela natureza", descreve a equipe sobre a intenção do projeto de se tornar uma extensão da paisagem.
"As pessoas não passarão mais por corredores, mas se encontrarão em lugares vibrantes, em um espaço único banhado por uma luz suave, com vistas surpreendentes para a paisagem", acrescentou a equipe.
O edifício de 10 mil metros quadrados terá capacidade para 150 funcionários e receberá cerca de 2 mil estudantes. O programa do edifício conta com auditórios, salas de aula, salas de ensino à distância, áreas para projetos colaborativos, uma cafeteria e espaços de lazer.
Arquitetos
Localização
ESTACA Campus Paris-Saclay, D10, 78180 Montigny-le-BretonneuxEquipe de projeto de Sou Fujimoto
Sou Fujimoto (partner in charge); Marie de France (project manager)Equipe de projeto de Manal Rachdi OXO
Manal Rachdi (partner in charge); Traian Bompa, Helena Frigola (project manager)Equipe de projeto de Nicolas Laisné Associés
Nicolas Laisné, Dimitri Roussel (partner in charge); Margaux Desombre (project manager)Consultoria
EGIS BatimentsEngenhaira ambiental
Frank Boutte ConsultantsAcústica
Lamoureux AcousticsImagens
RSI-studio, Manal Rachdi OXO Architects, Nicolas Laisne AssociesÁrea
10000.0 m²Ano do projeto
2015Fotogtafias
Cortesia de Sou Fujimoto Architects, Manal Rachdi OXO Architects e Nicolas Laisné Associates